Reflexão

A espiritualidade é perfume de Deus que  impregna toda a vida da pessoa que mergulha no Mistério. A espiritualidade do ISMUR é Trinitária. Reconhece o amor misericordioso do Pai, manifestado em Jesus Cristo que armou sua tenda entre nós (Jo 1, 14) e, pela sua vida, morte e ressurreição, se tornou “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6) . Percebe o Espírito Santo, como força santificadora que faz discernir o caminho para Deus pela  sensibilidade de seus apelos.

CAMINHO ESPIRITUAL DO ISMUR
Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo (Apo. 3,20). A espiritualidade tornar a vida um hino de glória ao Senhor, como habitação de Deus (Shekiná). 

A caminhada espiritual compromete:

a) Acolhida ao dom da fé com atenção e sensibilidade, constante aos sinais de Deus. A fé percebe, nos acontecimentos, nas pessoas e na natureza, lições que ajudam a crescer e se colocar no caminho de Deus (Ex 3, 1-12). A vida de fé é caminhar confiante em estar nas mãos de Deus , mesmo nas dificuldades,pois não há o que temer, porque do Senhor vem a força e a segurança para a caminhada.

b)  Cultivo do silêncio interior como condição necessária para ouvir o Deus. Há  necessidade de momentos solitários e de cultivar o silêncio interior em meio aos trabalhos para uma leitura sobre o que o Senhor interpela. A interioridade pacificada, possibilita o silêncio interior, capaz de escutar Deus. O que se opõem ao verdadeiro silêncio não é o rumor externo, a atividade ou a palavra: o que se opõem é o próprio eu, constituído como centro. ( Cardeal Pirônio aos Institutos Seculares - 12.07.79.)

 d) Discernimento no Espírito Santo ao rever pensamentos, atitudes e ações em consonância com o jeito de ser e de agir de Jesus, iluminado pela Palavra.

e) Oração como encontro com Jesus, pela força do Espírito  que leva ao Pai: é uma oração Trinitária. Não depende só de um momento, mas resulta de uma caminhada de fé que perpassa todo o dia. A autenticidade da oração aparece pela transformação da vida, conforme os critérios evangélicos , abrindo-se em  unidade com coração de Jesus pela humanidade. O ISMUR cultiva a dimensão contemplativa da oração. Contempla a beleza, a bondade e santidade de Deus, na criação. O cultivo da contemplação ecológica, possibilita mergulhar no mistério da experiência de Deus, como criador. Nas lições dadas pela natureza, é possível tirar lições de sabedoria e  de louvor a Deus.
 
f) Coerência de vida com a pobreza evangélica. O Magnificat ( Lc 1, 46-55) traduz bem essa pobreza: reconhecer-se pequeno diante do Mistério de Deus e glorificá-lo, deixando que sua luz transpareça em si. Não há caminhada espiritual autêntica sem essa experiência que leva no âmago a vivência das bem-aventuranças ( Mt 5, 1-12) e percebe em Deus, a força para a caminhada: O Senhor é minha rocha e minha fortaleza, meu libertador é meu Deus ( Sl 18).

A vida interior é revitalizada pelo Pão da Palavra e pela Eucaristia.

E-mail: moema@bitcom.com.br

ISMUR Logo

(54) 3223 3070 - 9998 1780

Desenvolvido por: Webde, web for business